O Dia Mundial da Luta contra a SIDA, assinalado a 1 de dezembro, é uma ocasião global para reforçar a sensibilização sobre o VIH/SIDA, homenagear as pessoas que perderam a vida devido à doença e reafirmar o compromisso com a sua prevenção e tratamento. Este dia lembra-nos da importância de ações conjuntas para combater o estigma e apoiar aqueles que vivem com o VIH. Em Portugal, campanhas como #ExibeOLaço, promovida pela associação Partilha Constante, em colaboração com a Remar Portugal, destacam-se por unir comunidades na sensibilização e angariação de fundos para esta causa.
O Significado do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA
Desde a sua criação em 1988, esta data tem promovido a consciencialização sobre os desafios associados ao VIH/SIDA e incentivado a solidariedade global. Apesar dos avanços científicos, a discriminação e as barreiras ao acesso ao tratamento persistem. O lema deste ano, “Solidariedade Global, Responsabilidade Partilhada”, sublinha que combater o VIH não é apenas uma questão de saúde, mas também de justiça social.
Campanha #ExibeOLaço: Dar Voz à Conscientização
A campanha #ExibeOLaço, dinamizada pela associação Partilha Constante, é um exemplo de como as redes sociais e ações de rua podem ser ferramentas poderosas na luta contra a SIDA. Esta iniciativa convida as pessoas a:
- Usar e partilhar o laço vermelho, símbolo universal da solidariedade para com as pessoas que vivem com o VIH/SIDA.
- Publicar fotos nas redes sociais com a hashtag #ExibeOLaço, espalhando mensagens de apoio e sensibilização.
A Partilha Constante, em parceria com a Remar, utiliza esta campanha para criar uma onda de solidariedade digital e presencial, ampliando a conscientização sobre a doença e promovendo ações concretas.
Peditórios para Apoiar a Causa
Uma das principais iniciativas deste Dia Mundial é a realização de peditórios nas ruas, organizados por voluntários das duas associações. Estes peditórios têm como objetivo angariar fundos para apoiar casa de acolhimento e assistência a pessoas que vivem com o VIH/SIDA.
Como Participar
Todos podem contribuir para o sucesso destas campanhas:
- Partilhando mensagens de sensibilização nas redes sociais, utilizando a hashtag #ExibeOLaço.
- Participando nos peditórios como voluntário ou fazendo uma doação.
- Apoiando as associações envolvidas, seja através de contributos financeiros, seja promovendo os seus projetos junto da comunidade.